Vereador Raphael Matos propõe plano de arborização para Dourados (MS)

PTB Notícias 23/07/2014, 8:54

Preocupado em desenvolver ações em defesa de melhorias na área de infraestrutura e meio ambiente em Dourados (MS), o vereador Raphael Matos (PTB) encaminhou indicação à prefeitura, solicitando providências para elaboração de um Plano de Arborização Urbana no município, com enfoque na plantação de novas árvores e a verificação de árvores já plantadas, que oferecem risco à população.

O documento foi enviado ao prefeito Murilo Zauith (PSB), ao diretor presidente do IMAM (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), Rogério Yuri, e ao secretário de Governo, José Jorge Filho.

Para o vereador, a arborização deve ser intensificada, já que, além de propiciar bem-estar à população, melhora o clima, contribui para a atenuação da poluição sonora, reduz o impacto nas chuvas e a purificação do ar, entre outros benefícios.

Na opinião de Raphael Matos, este plantio deve ser organizado, respeitando uma legislação municipal que determine o correto plantio das árvores.

Além disso, para o vereador do PTB, o município deve investir em políticas públicas que sejam eficazes e revestidas de responsabilidade, com qualificação de técnicos, disponibilização de materiais necessários e distribuição especial de mudas, observando os requisitos do local de plantio, padrões de crescimento, conhecimentos do efeito do clima, doenças e solo entre outras normas técnicas.

Conforme o vereador, a arborização urbana é um fator essencial de melhoria da qualidade da vida urbana e uma necessidade ambiental.

“As árvores também têm importante função estética.

Projetos paisagísticos planejados em harmonia com o conjunto urbanístico podem amenizar a paisagem e contribuir para a redução do estresse dos habitantes da cidade.

Esse plano poderá, por exemplo, evitar o uso de espécies inadequadas a determinados logradouros públicos e harmonizar o plantio de árvores com a implantação das redes elétricas.

O Plano de Arborização Urbana tem por fim orientar a prefeitura municipal nos projetos de plantio e manutenção das árvores na cidade”, finalizou Raphael Matos.

Cobertura O vereador do PTB também apresentou indicação na Câmara de Dourados, solicitando à Agetran (Agência Municipal de Trânsito) a instalação de cobertura nos pontos de ônibus existentes na rua Frei Antonio (antiga W-17) na região do bairro Canaã III.

Segundo Raphael, a instalação da cobertura é de extrema necessidade para os usuários do transporte coletivo e atenderá um número elevado de pessoas que residem na região.

“A inexistência deste benefício obriga a população usuária deste serviço passar horas enfrentando sol quente ou chuva, situação que causa certo desconforto, principalmente para os estudantes, mães com crianças de colo e pessoas idosas que diariamente utilizam ônibus como meio de transporte para se locomoverem”, relata.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Dourados Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Dourados