
Vereador Reizo Castelo Branco destaca projeto de vacinação contra HPV
PTB Notícias 12/03/2013, 16:19
O vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM) parabenizou, na segunda-feira (11/3/2013), da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a iniciativa do governador Omar Aziz (PSD), que na sexta (8) lançou o Programa de Vacinação Contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), o maior causador de câncer de colo de útero em mulheres.
O estado é o primeiro a fazer a vacinação gratuita.
De acordo com o vereador, o projeto de lei, de sua autoria, surgiu na casa em 2010, na 15ª Legislatura.
“O governador faz um gesto de nobreza no Amazonas e para todo o Brasil”, disse, ele, ao afirmar que a iniciativa virou notícia nacional.
Castelo Branco destacou ainda que o estado vai ganhar com isso, pois é muito mais barato proteger, prevenir, do que tratar a doença.
O vereador petebista ressaltou, ainda, que o Papiloma Vírus Humano está presente em 98% dos casos de câncer de útero registrados no estado.
“É uma das principais causas do câncer do colo de útero e o que mais mata”, disse, acrescentando que além da nobreza do governador pela iniciativa, também estava feliz porque a campanha de vacinação vai começar por Manaus, entendendo que o prefeito Arthur Neto (PSDB) quer levar proteção aos estudantes da cidade.
Reizo Castelo Branco assegurou que a lei, antes de ser colocada em prática, passou por várias dificuldades até ser aprovada na Câmara Municipal de Manaus, depois de ter sido barrada na 3ª Comissão (de Finanças, Economia e Orçamento), ser vetada pelo então prefeito Amazonino Mendes (PDT) e ter o veto derrubado pelos vereadores em seguida.
“Quero agradecer mais uma vez o governador, por essa iniciativa de respeitar as pessoas e cumprir a lei de minha autoria”, afirmou.
A campanha de vacinação deve iniciar no prazo de 60 dias, tendo como público alvo, meninas de 11, 12 e 13 anos matriculadas nas escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também da rede particular.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) indicam que 90.
040 estudantes do sexo feminino estão nesta faixa etária no estado, sendo 56.
132 na capital e 33.
908 no interior.
Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Câmara Municipal de ManausFoto: Robervaldo Rocha/CMM