Vereador Tayah propõe consultório para atenção básica a moradores de rua

PTB Notícias 23/09/2011, 14:12


O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou recentimente, em primeira discussão, Projeto de Lei de autoria do vereador Isaac Tayah (PTB-AM) que institui o atendimento social denominado Consultório de Rua, que tem como público alvo pessoas moradoras de rua ou que estejam em situação de risco nas ruas e são usuários ou dependentes de álcool e outras drogas.

De acordo com o projeto, o Consultório de Rua oferecerá ações de promoção de saúde, cuidados básicos e redução de danos, funcionando com equipes multiprofissionais, compostas por integrantes da Saúde Mental, Atenção Básica e Assistência Social e serão responsáveis pela primeira abordagem, esclarecendo as ações disponíveis.

O autor do projeto explica que estabelecido o vínculo com a primeira abordagem, o Consultório de Rua poderá encaminhar as pessoas para uma equipe de Saúde da Família que atenda nas proximidades do local, ou, dependendo da gravidade do caso, para outra unidade especializada.

Tayah destacou que esse tipo de atendimento é de grande importância social e vem sendo adotado em diversas cidades brasileiras com resultados positivos junto às pessoas que moram ou estão em situação de rua.

“Geralmente, essas pessoas não costumam procurar os serviços de saúde e, por viverem situações de extrema vulnerabilidade, tornam-se facilmente vítimas da dependência e de outros problemas de saúde”, justificou.

Segundo Tayah, o Consultório de Rua desempenha uma função importante para melhorar a adesão dessas pessoas ao tratamento, antes que elas precisem de internação hospitalar em virtude do abuso de álcool e outras drogas.

O projeto vai à segunda discussão para votação final na próxima sessão plenária de ordem do dia.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Câmara Municipal de Manaus