Vereadora comemora sanção em projeto que incentiva uso de energia solar

PTB Notícias 4/07/2007, 10:45


A vereadora petebista Rose França (Juiz de Fora/MG) comemorou esta semana a sanção do projeto de lei de sua autoria que trata sobre a implantação e instalação de aquecedores solares e/ou gás natural nas residências, hospitais, escolas e creches.

“Juiz de Fora, mais uma vez, sai na frente e aprova um projeto de grande alcance social, que trará economia no consumo de energia”, afirmou Rose.

De acordo com a matéria, todos os conjuntos habitacionais, com qualquer número de moradias, hospitais, escolas e creches, deverão, facultativamente, instalar sistema de aquecimento solar e/ou a gás para uso de água quente.

Caberá ao Executivo escolher formas de incentivo para a viabilização do projeto.

Os aparelhos serão fornecidos pelas empresas que fabriquem ou comercializem o produto, que possua etiqueta de aprovação de qualidade pelo órgão competente, tal como INMETRO, observando o processo licitatório próprio, em se tratando de imóvel público.

Rose ainda explica que acontecerão campanhas publicitárias sobre a conscientizando da necessidade de se economizar energia elétrica, incentivando a instalação de aquecedores nas edificações.

Rose explica que o Brasil é um país que possui grande incidência de raios solares e que, por isso mesmo, é propício a utilizar esse tipo de energia.

“A energia solar é uma forma de investimento e economia”, disse.

A legisladora explica que, infelizmente, as pesquisas em energia solar estão restritas a alguns centros de estudos, com recursos modestos.

“É preciso criar mecanismos para financiar e incentivar o uso da energia solar”, finaliza a vereadora.

Agência Trabalhista de Notícias