Vereadora Jeruza Reis cobra balanço da Secretaria de Habitação de Poá

PTB Notícias 31/07/2011, 9:52


A vereadora da cidade de Poá, a petebista Jeruza Lisboa Pacheco Reis, questionou a Secretaria Municipal de Habilitação, na manhã da última quinta-feira (28 de julho), quanto a não divulgação do balanço referente aos dois últimos anos de trabalho da pasta.

O assunto foi abordado pela parlamentar durante o curso de qualificação promovido pela secretaria no Centro Cultural Taiguara para os funcionários públicos e integrantes do Conselho Municipal de Habitação, com a intenção de prepará-los para a confecção de um novo Plano de Habitação da cidade.

Segundo defende a petebista, sem a apresentação de dados das ações já realizadas pelo órgão não é possível traçar de forma incisiva novas estratégias que possibilitem que o município cresça de maneira ordenada e sustentável, mesmo com a contratação de uma empresa especializada no setor.

Jeruza aproveitou o curso de capacitação oferecido aos membros do Conselho de Habitação de Poá para cobrar a apresentação do balanço das atividades promovidas pelo órgão no município no último biênio.

O encontro foi realizado ontem, entre 8 horas e meio-dia, no Centro Cultural Taiguara.

Além de questionar a Secretaria de Habitação sobre o assunto, a parlamentar também cobrou a divulgação de dados por parte da Tecton Planejamento e Consultoria, que ficará responsável pelo suporte técnico da elaboração do Plano de Habitação de Poá, e que foi representada na oportunidade por Pascoal Mário Costa Guglielme.

Durante o curso de qualificação, houve a apresentação de balanço proveniente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seads) e a explicação sobre a metodologia que será aplicada para a confecção do novo Plano Municipal de Habitação, o que para Jeruza é insuficiente.

De acordo com a vereadora, alguns conselheiros alegam que existem dados referentes às ações mais recentes promovidas no âmbito da Habitação em Poá, contudo, não foram divulgados.

A petebista defende que, somente com a apresentação do que já foi feito na cidade nos últimos anos é possível traçar de melhor maneira planos futuros no segmento: “Entendo que, para capacitar os conselheiros, para que eles possam elaborar um estudo tão importante quanto este, que é o da Habitação, é necessário ter como base dados e a conferência dos mesmos.

Somente assim é possível verificar os pontos nefrálgicos, sanando-os por meio de novas ferramentas e estratégias, adequadas, é claro, à legislação existente.

O principal objetivo é favorecer o crescimento ordenado e sustentável de Poá no que reside a área habitacional”, complementou Jeruza.

A confecção do Plano Municipal de Habitação de Poá terá início no dia 4 de agosto e deve ficar pronto até o fim deste ano.

De acordo com o secretário de Habitação, Saul Pereira, num primeiro momento será realizado um diagnóstico e audiências públicas sobre o assunto.

fonte: site do PTB – SP