Vereadora Laura Carneiro propõe reabilitação social de deficientes visuais

PTB Notícias 30/09/2013, 18:46


A visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo a nossa volta, e a perda ou redução dessa capacidade visual em ambos os olhos pode contribuir para o isolamento social.

Os cidadãos com deficiência visual sofrem com problemas como, por exemplo, a dificuldade na inserção em várias estruturas.

Com o objetivo de integrar essas pessoas à vida social, a vereadora Laura Carneiro (PTB), do Rio de Janeiro, apresentou o projeto de lei nº 463/2013, que estabelece condições necessárias para a reabilitação social das pessoas com deficiência visual.

A proposta visa a “proteção e garantia do exercício pleno de todos os seus direitos humanos e liberdades fundamentais”, afirmou a parlamentar.

Conforme proposto no texto, deverá haver um enfoque quanto às áreas de orientação e mobilidade; atividade de vida autônoma; atendimento psicossocial e atendimento oftalmológico.

O Poder Executivo poderá estabelecer convênios com entidades, instituições e organizações sociais sem fins lucrativos que atuem diretamente no apoio e assistência às pessoas.

Assim como poderá utilizar serviços complementares, como a qualificação técnico-profissional de pessoal e o desenvolvimento educacional mediante aprendizagem do sistema Braille.

“A inclusão social dos deficientes visuais na cidade será favorecida com vistas a proporcionar, a essa expressiva parcela de cidadãos cariocas, as facilidades que se impõem para a sua perfeita integração à sociedade”, destaca Laura Carneiro.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal do Rio de JaneiroFoto: Reprodução