Vereadora Pricila Teixeira, de BH, propõe tombamento da Cidade Ozanam

PTB Notícias 11/04/2012, 17:23


A Cidade Ozanam, localizada no bairro Ipiranga, região nordeste de Belo Horizonte (MG) e a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, poderá ser tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município.

O projeto de lei 2147/2012 e uma indicação enviada ao Poder Executivo, ambos de autoria da vereadora Pricila Teixeira (PTB), prevê o tombamento de todo o conjunto urbanístico e arquitetônico da área.

A medida, além de garantir a preservação de um local já tradicional e de real interesse social, visa proporcionar a comunidade local, em parceria com o poder público, a realização de atividades culturais e geradoras de renda.

Segundo a vereadora, o tombamento vai permitir que o local continue sendo utilizado como referência na assistência social na capital mineira.

“O tombamento é a forma que encontramos para tentar garantir que a Cidade Ozanam continue prestando um serviço assistencial e de apoio às pessoas carentes, jovens e idosos de Belo Horizonte, evitando que a área seja objeto de especulação imobiliária”, afirma.

Teixeira diz que tanto o projeto, que já está tramitando, quanto a indicação que aguarda resposta do Executivo municipal, preveem que o tombamento a ser realizado permita que as edificações construídas há mais de 80 anos sejam utilizadas em conjunto pelos moradores e pelo poder público municipal na promoção de atividades culturais, educacionais e de lazer, viabilizando, inclusive, a geração de renda e emprego para a comunidade local.

“A região nordeste é carente de espaços culturais e de lazer e não pode abrir mão desta importante área que faz parte da história da capital”, destaca a vereadora.

Inaugurada em 1938, a Cidade Ozanam é uma obra assistencial da Sociedade São Vicente de Paula e foi construída em terrenos doados pela prefeitura de Belo Horizonte.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site da vereadora Pricila Teixeira (PTB-MG)Foto: Divulgação