Vereadores do PTB/RS manifestam-se sobre o Pacto pelo Rio Grande

PTB Notícias 25/07/2006, 10:55


Os vereadores da bancada petebista na Câmara Municipal de Porto Alegre/RS manifestaram-se na tarde desta segunda-feira (24/7), durante a apresentação do Dia do Pacto, feita pelo coordenador técnico do programa, deputado Cézar Busatto.

A reunião teve por objetivo implantar na Câmara as discussões sobre a recuperação estrutural e financeira do Rio Grande do Sul, além de definir uma agenda mínima de ações voltadas à solução da crise financeira do Estado.

Para o líder do PTB na Casa, vereador Cassiá Carpes, a proposta precisa ser honrada.

“Na adianta mais promessas, precisamos de uma ação efetiva para o nosso Estado, com visões progressistas que contemplem a geração de emprego e valorize a área agrícola”.

Segundo o parlamentar, o Estado precisa regionalizar os investimentos financeiros.

“Nossas fronteiras precisam ter crescimento econômico”.

De acordo com o vereador Elói Guimarães, a iniciativa cria todas as condições para um debate acima das questões ideológicas.

“Este Pacto proporciona as condições objetivas para um entendimento sobre as dificuldades que o nosso Estado vem enfrentando, sem a necessidade de partidarizar”.

Na opinião do vereador, a Lei Kandir, que dispõe sobre o imposto dos estados sobre operações relativas à circulação de mercadorias, precisa ser revista.

“No caso específico do Rio Grande, a situação é ainda mais grave, pois o governo federal vem abocanhando a maioria dos tributos recolhidos para pagar juros das dívidas interna e externa e como resultado estamos sofrendo uma perda de R$ 1,3 bilhões por ano do chamado Fundo de Exportações”.

Fonte: PTB/RS