Vereadores indicam petebista para presidir Câmara Municipal de Manaus

PTB Notícias 30/12/2008, 15:05

A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Manaus afunilou-se neste último final de semana para uma chapa única, tendo o vereador eleito Luiz Alberto Carijó (PTB) como candidato à presidência.

A confirmação é do vereador Marcelo Ramos (PCdoB), que está ajudando Carijó a montar a provável futura Mesa Diretora da Câmara Municipal, segundo ele mesmo, com uma composição mais democrática que contemple “todas as forças” presentes no Legislativo.

Por “todas as forças” entenda-se bancadas e partidos, isolados ou coletivamente.

Marcelo Ramos explicou ao jornal Em Tempo que houve um acordo entre uma maioria significativa de vereadores, que aceitaram apoiar a candidatura do petebista Luiz Alberto Carijó, sob a bandeira da “proporcionalidade”, ou seja, os dez cargos da Mesa Diretora deverão ser ocupados roporcionalmente aos partidos e bancadas.

“Temos a bancada do governo estadual, a bancada do prefeito eleito, Amazonino Mendes, de partidos individuais que é o meu caso e uma vaga para o PT, por exemplo”, explicou Marcelo Ramos.

O vereador comunista disse que a aglutinação em torno do nome de Carijó – que já foi presidente da Câmara Municipal em 2003/2004 e nessa condição sucedeu ao ex-prefeito Alfredo Nascimento, na Prefeitura de Manaus – começou a nascer a partir de um anúncio formal do governador Eduardo Braga de que não iria interferir nem indicar nenhum candidato à presidência do Legislativo Municipal.

“A partir dessa decisão começamos a montar os blocos que serão representados na Mesa Diretora, como aliás prevê o Regimento Interno da CMM, que não era cumprido”, declarou.

SecretariadoA vitória quase certa de Carijó na presidência da Câmara, tira o vereador da lista de secretariáveis do prefeito eleito Amazonino Mendes.

O secretariado, aliás, deve ser anunciado ainda nesta semana, em entrevista coletiva prometida pelo próprio Amazonino.

fonte: Jornal Em Tempo