Vice-prefeita de Santo André destaca papel das mulheres na política

PTB Notícias 5/03/2009, 15:39


Tendo em vista o dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), a vice-prefeita de Santo André Dinah Zekcer (PTB), em entrevista ao jornal Repórter Diário, destacou que o público feminino tem ocupado o espaço no meio político.

“As mulheres têm participado cada vez mais em todas as áreas da sociedade.

Na vida pública não poderia ser diferente.

Desde que adquirimos o direito de votar e sermos votadas, houve um aumento na participação das mulheres como detentoras de mandato no Executivo e Legislativo”, avalia.

Para a petebista, mesmo com a ausência do sexo feminino na atual composição da Câmara andreense, a classe continua em alta na política.

“Pode ser explicado pelo fato de a ex-vereadora Loló (Maria Ferreira de Souza, PT) e eu não termos saído candidatas ao Legislativo e também pelo pequeno número de mulheres inscritas no pleito”, expõe.

“Acredito que isso seja um fato isolado, uma ocorrência acidental e que já nas próximas eleições vamos contar com representantes femininas na Câmara”, prevê.

No cenário regional, a participação das mulheres no Legislativo ainda é tímida.

Em São Bernardo, São Caetano e Mauá não há representantes do gênero no plenário.

“Não sei exatamente, mas parece que as mulheres em sua grande maioria não têm demonstrado interesse em compor o Legislativo e aquelas que se lançaram candidatas não conseguem os votos necessários para serem eleitas.

O importante é que mesmo sem contar com um mandato, elas podem participar da vida política como representantes dos diversos segmentos sociais”.

Dinah Zekcer conta que o interesse pela política nasceu na adolescência.

Após concluir o primeiro curso superior, na área do Direito, ela decidiu prestar serviços na área jurídica e na assistência gratuita, atendendo pessoas sem recursos financeiros que necessitavam recorrer ao Poder Judiciário.

A vice-prefeita trabalhou no início da carreira como secretária, advogada e como pedagoga.

E, assim foi eleita vereadora.

“Sempre me interessei em participar dos assuntos inerentes aos que desempenham uma atividade pública, que é basicamente participar da vida política, oferecendo seus serviços e seus conhecimentos em prol da coletividade, buscando o objetivo maior que é a melhoria da qualidade de vida para o maior número de pessoas”, revela.

Depois de quatro mandatos no Legislativo, Dinah faz um balanço positivo.

“Um marco foi a elaboração da Lei Orgânica de Santo André.

Objeto de muito estudo e dedicação, nossa Lei Orgânica foi elaborada pelos vereadores com a colaboração de todos os servidores do Legislativo, notadamente os Assistentes Técnicos que prestaram assessoria jurídica”, destaca.

Sobre o convite – feito no ano passado – para integrar a candidatura de vice na chapa encabeçada pelo correligionário e companheiro de plenário, Aidan Ravin, Dinah se diz prestigiada.

“Senti-me muito honrada quando o Aidan fez o convite.

Como mulher, presidente do PTB de Santo André e naquele momento vereadora, foi uma honra e uma alegria ser convidada a participar dessa eleição vitoriosa, compondo uma chapa pura pelo nosso PTB, ao qual sou filiada desde o meu primeiro mandato”, finaliza.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal Repórter Diário