Visão monocular é foco de propositura apresentada por José Geraldo

PTB Notícias 22/09/2011, 7:51

Um Projeto de Lei que classifica a visão monocular como deficiência visual no âmbito do estado do Tocantins foi apresentado pelo deputado José Geraldo (PTB) na sessão vespertina desta quarta-feira, 21/09.

Tal Projeto tem como objetivo fazer com que as autoridades e profissionais da saúde vejam o problema como uma deficiência e não como um inconveniente, tendo em vista que os portadores de visão monocular sofrem preconceitos e são impedidos de realizarem diversas atividades.

“A pessoa que possui a visão de apenas um olho tem a perda da percepção binocular de profundidade e a redução no campo visual, por isso deve ser tratado como deficiência, tendo os mesmo direitos, por exemplo, de um deficiente físico ao concorrer uma vaga em concurso público”, alertou José Geraldo.

O parlamentar considera a propositura de extrema importância e urgência, já se atentando para que a aprovação seja feita antes da realização do concurso do quadro geral do estado: “A intenção é para que no próximo concurso, já haja a inclusão dos deficientes monoculares para as vagas de deficientes”, finalizou o petebista.

Outras propositurasAinda em sessão, José Geraldo (PTB) solicitou “a pavimentação asfáltica da Vila Café da Roça, localizada em Pium”.

O requerimento atende a uma reivindicação do líder político Paulo Sérgio, conhecido popularmente como Dadá.

O mesmo alega que a pavimentação irá amenizar os transtornos vividos pela população local.

O parlamentar também apresentou votos de pesar aos familiares do senhor José Donizete Pimenta, morador de Paraíso do Tocantins, que faleceu no último dia 19 de setembro, vitima de problemas cardíacos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Jornal O Girassol