Vitória histórica dos aposentados: fim do Fator e reajuste são aprovados

PTB Notícias 20/05/2010, 12:12


Os aposentados brasileiros obtiveram uma vitória histórica nesta quarta-feira, 19/05, no Senado.

Foi uma tarde memorável que será lembrada por gerações.

Por unanimidade, os senadores aprovaram o PLV 2/10, que reajusta em 7,72% as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo.

A matéria foi aprovada sem qualquer alteração.

O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o texto aprovado pelos deputados, e por isso o PLV 2/10 não precisará retornar à Câmara.

Pressionado pela COBAP e federações, o líder governista Jucá cedeu e agiu com coerência, mantendo no texto o fim do maldito Fator Previdenciário.

De acordo com o 1º vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), a matéria irá rapidamente à sanção presidencial.

A galeria e a tribuna de honra do Senado foi tomada por aposentados vindos de diversos estados do Brasil: Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, entre outras localidades.

Após a sanção de Lula, mais de 8,4 milhões de aposentados irão receber o reajuste retroativo ao aumento ofertado no início do ano (referente a janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho).

As diversas mobilizações das entidades de defesa dos aposentados, como a COBAP, garantiram aas aposentados um ganho real significativo.

Se não fossem as batalhas travadas, o reajuste seria de apenas 3,5% (índice da inflação).

Ou seja, a luta das entidades e dos parlamentares engajados com o projeto, como o petebista Arnaldo Faria de Sá, rendeu aos aposentados mais que o dobro do reajuste concedido inicialmente (agora taxado em 7,72%).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da COBAP)