Wilson: Comissão do Zika Vírus levará pleitos ao Ministério da Saúde

PTB Notícias 4/04/2016, 8:38

O deputado Wilson Filho (PTB-PB) e outros integrantes da Comissão Externa para Acompanhamento das Ações sobre o Zika Vírus da Câmara dos Deputados estiveram na sexta-feira (1º/04/16) em João Pessoa (PB) para conhecer as ações do governo da Paraíba e dos municípios no combate à epidemia.

Segundo o presidente da comissão, Osmar Terra (PMDB-RS), a Paraíba foi o primeiro estado visitado em decorrência do elevado número de casos da doença, além de ocupar a segunda posição em registro de microcefalia.

À tarde os parlamentares estarão em Campina Grande.

Entre os pedidos que serão levados ao Ministério da Saúde, está a solicitação de mais recursos para expandir a rede de cardiologia pediátrica na Paraíba, com o objetivo de identificar os casos de microcefalia já no início da gestação.

“Viemos conhecer a realidade do estado no combate à epidemia da Zika Vírus e também para reafirmar o apoio da comissão no que for necessário para se combater esse mal.

A Paraíba tem um trabalho muito bom e vamos levar os pedidos feitos pela Secretária de Saúde para o Ministério da Saúde, a fim de liberar mais recursos para pesquisa e combate ao Zika”, destacou Osmar.

Segundo Wilson Filho, a reunião também serviu para que a experiência da Paraíba seja levada para outros estados.

“Ainda há muito a se fazer, mas nos propomos a ajudar com nossa cobrança junto ao Ministério da Saúde para que mais recursos sejam liberados para combater essa doença”, disse.

Após a reunião, a secretária de Saúde, Roberta Abath, agradeceu à presença da comissão no estado e disse que a Paraíba está empenhada em acabar com a epidemia.

Mas lembrou que a população tem papel fundamental.

“As pessoas são peças chaves nessa luta e precisamos da consciência de cada um.

Só o poder público não tem condições de vencer esta batalha sozinho”, disse.

A médica Adriana Melo, que descobriu a relação do Zika com a microcefalia, disse que a presença da comissão da Câmara dos Deputados na Paraíba foi importante, “porque agora o estado terá um reforço junto ao Ministério da Saúde para liberação de verbas e de material para identificamos o vírus o mais rápido possível nas pessoas”, afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado Wilson Filho (PTB-PB) e da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Divulgação/Assessoria