Wilson Filho debate Zona Franca do Semiárido e sugere mobilização

PTB Notícias 2/03/2016, 8:01


O deputado Wilson Filho (PTB-PB) sugeriu uma mobilização com os prefeitos do Nordeste em Brasília, em defesa do Projeto de Lei 19/2011, de sua autoria, que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino.

Na última semana, ele participou de uma audiência pública no município de Icó, localizado no Ceará, para debater a proposta.

Conforme disse o parlamentar, a ideia é fazer um ato público, chamando atenção para a importância do projeto e pedindo a ajuda dos demais parlamentares para que aprovem a lei.

Ele revelou que conversou com os gestores da região sobre o assunto e que eles estão dispostos a participar da manifestação.

“Tivemos um excelente debate sobre a Zona Franca do Semiárido Nordestino.

É muito importante que a população dos municípios beneficiados entendam como vai funcionar esse projeto que, sem dúvida, levará o desenvolvimento para essas regiões.

Queremos agora mobilizar os prefeitos para irmos à Brasília solicitar que o projeto entre em pauta para votação e seja aprovado pelo Congresso”, destacou o deputado autor da proposta.

De acordo com o Wilson Filho, Icó está inserido no raio de alcance da zona de livre comércio.

Com sua aprovação, o município deve receber a instalação de empresas nacionais e até mesmo internacionais, criando assim novos postos de trabalho na cidade e na região.

Para Jaime Alencar, um dos organizadores da audiência pública, é necessária a mobilização popular para lutar pela aprovação do projeto no Congresso.

“Temos que chamar a atenção das autoridades para a importância da criação da Zona Franca e lutar para essa chance ímpar de desenvolvimento da nossa região”, destacou.

O projeto – O projeto que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino parte da sua sede que será em Cajazeiras, no Sertão paraibano.

A proposta beneficia com a isenção de impostos, 93 municípios nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, partindo da sede que será em Cajazeiras, em um raio de 100 quilômetros.

Na Paraíba serão 50 municípios beneficiados.

Participaram da audiência, os deputados federais Manoel Júnior (PMDB-PB) e Danilo Fortes (PSB-CE); o presidente da Ubam, Leonardo Santana; o prefeito de Icó, Jaime Júnior, e outros prefeitos e vereadores da região.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Parlamento Nordeste Foto: Divulgação/Assessoria