Wilson Filho quer prazo de 30 dias para realização de exames em pacientes com câncer

Agência Trabalhista de Notícias 23/05/2019, 8:37

Imagem Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, na terça-feira (21), projeto de lei do deputado Wilson Filho (PTB) que estabelece o prazo máximo de 30 dias para a realização de exames em pessoas com câncer na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A ideia da proposta é proporcionar aos pacientes acometidos por esta enfermidade algo fundamental na cura e no tratamento do câncer: o tempo. Com os exames realizados em prazo célere, o fator tempo se torna um aliado no combate, pois a rapidez no tratamento é extremamente essencial para aumentar as chances de cura das pessoas que sofrem com o câncer.

“Todos que já venceram esta enfermidade e conseguiram sobreviver ou tiveram parentes passando por esta doença sabe que é uma luta contra o tempo. Por isso, a importância da aprovação deste projeto de lei”, celebrou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), ressaltou a importância do projeto de lei e afirmou que o poder público tem que dar uma resposta rápida a quem sofre com a enfermidade.

“A saúde pública precisa dar resposta rápida principalmente para quem sofre com esta doença maligna, que é o câncer. É um projeto importantíssimo e nós precisamos avançar neste sentido, de garantir ao cidadão paraibano que sofre e não tem condições de bancar com as despesas desta doença que o Estado possa bancar e de uma forma rápida e urgente”, avaliou.

A lei segue agora para a sanção do governador João Azevêdo (PSB), para entrar em vigor na rede de saúde do Estado e dos municípios paraibanos. Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer estimou que cerca de 9 mil pessoas receberam o diagnóstico do câncer na Paraíba e a previsão é a mesma para 2019.

Com informações da Assembleia Legislativa da Paraíba