Wilson Santiago parabeniza e ressalta importância dos defensores públicos

PTB Notícias 20/05/2014, 8:54


O presidente do PTB da Paraíba e pré-candidato ao Senado, Wilson Santiago, participou na segunda-feira (19/5/2014) das atividades alusivas ao Dia Nacional do Defensor Público, no Busto de Tamandaré.

Wilson, que é advogado e defensor público, parabenizou os defensores públicos, ressaltou a relevância dos serviços prestados para a população e falou sobre a influência do trabalho de defensor público em sua vida política.

“O que mais me influenciou foi o desejo de servir a todos que não podem custear um advogado para lutar por seus direitos.

Quando fiz o concurso para advogado do Estado da Paraíba, poderia optar por três carreiras, entre elas a de procurador, que tinha a melhor remuneração.

Mesmo assim, escolhi a carreira de defensor.

Para quem gosta da banca de defesa, o caminho do mundo jurídico é a Defensoria Pública.

O trabalho de defensor público nos coloca frente a todo tipo de drama humano, desde a separação de um casal à revolta de um cidadão pela negação de seus direitos básicos.

Penso que esta vida profissional de defensor aguçou meu senso de Justiça e norteou minha decisão de seguir a vida política”, disse.

A Defensoria Pública presta assistência jurídica gratuita àquelas pessoas que não possam pagar por esse serviço, além de atuar na realização de acordos extrajudiciais.

Os defensores públicos são formados em Direito e prestam um concurso público específico para poder prestar assistência jurídica gratuita nas áreas cível, família, criminal, execução criminal e diversas áreas do direito.

Em 2013, a Defensoria Pública na Paraíba realizou 164.

449 feitos, entre ações ajuizadas, recursos, defesas, audiências, atendimentos e orientações nas áreas de Direito Cível, Criminal, Família, Fazenda Pública, Júris e em estabelecimentos penais.

Já em 2014, de acordo com relatório divulgado pela Corregedoria Geral, de janeiro a março foram 33.

367 feitos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal PB Agora Foto: Agência Senado