Wilson Santiago quer instalar pias nas ruas para evitar propagação de doenças

PTB Notícias 9/06/2020, 8:40

Imagem Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Para prevenir o contágio de doenças como a Covid-19 entre as pessoas, o deputado Wilson Santiago (PTB-PB) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Público a instalar pias de uso coletivo nas ruas, praças e locais de grande movimentação de público (PL 2675/20).

A proposta dá preferência à instalação das pias nas favelas e nos bairros e comunidades mais carentes.

“Essas pias ajudarão a resolver diversas situações de precariedade que assolam nossos municípios. Vão oferecer uma forma mais acessível para que o cidadão possa manter a limpeza corporal de forma mais rápida, sem ter de esperar chegar à sua casa para higienizar-se. Isso vai evitar o contágio pelo novo coronavírus ou por qualquer outro agente de contaminação”, destaca o parlamentar.

Esgoto

O texto prevê que a limpeza das pias públicas de uso coletivo ocorrerá, obrigatoriamente, pelo menos uma vez ao dia, sendo que as pias deverão ser equipadas com ralo para saída da água ligado ao encanamento da rede coletora do esgoto sanitário.

“Nós tratados da saída para a rede de esgoto, para evitar as improvisações que possam, simplesmente, destinar a água utilizada à rua – isso porque toda água que sofre alteração pelo uso humano deve ser considerada esgoto”, explica Wilson Santiago.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados