Zambiasi abre II Fórum Nacional de Patentes e Medicamentos Genéricos

PTB Notícias 7/05/2010, 17:35


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) abriu o II Fórum Nacional de Patentes e Medicamentos Genéricos no Brasil: Patente como Alavanca para Inovação Tecnológica, nesta quinta-feira (06/5) no auditório do Interlegis, em Brasília.

O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável.

Representando o Senado Federal e na condição de membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia – CCT, o parlamentar gaúcho falou sobre a importância do evento que abordou os seguintes temas; propriedade intelectual, acesso ao conhecimento, medicamentos essenciais e transferência de tecnologia, direito constitucional ao acesso universal a medicamentos inovadores, medicamentos genéricos no Brasil e o poder de compra do Estado como incentivo à inovação e ao desenvolvimento industrial.

“Esse encontro mostra que a Casa está integrada pela democratização deste tema”, afirmou Zambiasi.

O senador Zambiasi humanizou o debate apresentando algumas dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam de determinados medicamentos para sobreviver.

“No Brasil, com o custo elevado dos medicamentos, algumas famílias acabam tendo que vender os seus bens para manter o tratamento de saúde.

Outros acionam os meios judiciários, mas devido à burocracia, demanda e demora na entrega dos medicamentos, o estado do paciente se agrava.

Esse é um exemplo de muitos casos que ocorrem, diariamente, em todo o Brasil e, é por isso que considero o debate a melhor forma de conhecer os novos conceitos, as políticas existentes e seus impactos atuais para buscarmos uma solução conjunta”.

Com relação à pesquisa dos medicamentos, Zambiasi expôs seus argumentos “Sou apenas um consumidor, mas tenho consciência de que a pesquisa é a base para solucionar os possíveis desafios da ciência.

É através dela que encontramos fonte de desenvolvimento e, portanto é imprescindível destinar investimentos nesta área.

fonte: Assessoria de Imprensa do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)