Zambiasi apresenta proposta do Conselho Sul-Americano de Defesa

PTB Notícias 31/03/2008, 17:11


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) apresentou nesta segunda-feira (31/3), em reunião do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu (Uruguai), um projeto de declaração de apoio à criação de um Conselho Sul-Americano de Defesa, com a função de “formular e coordenar uma estratégia conjunta para a região”.

Ao justificar a sua proposta, o senador petebista ressaltou a importância de os países sul-americanos apresentarem uma “mesma palavra” sobre temas ligados à defesa em fóruns internacionais, além de resolverem internamente eventuais disputas continentais.

Segundo Zambiasi, a proposta de criação do conselho, apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria partido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, podendo ser encampada pelo bloco sul-americano.

– Os países sul-americanos já têm maturidade suficiente para encontrar soluções internas para suas crises – sustentou o senador, que é membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

A seu ver, a criação do conselho vai estabelecer um diferencial na resolução de conflitos na região.

Atualmente, as crises acabam sendo tuteladas por um país, como fez a Espanha por ocasião da “guerra das papeleiras”, envolvendo Argentina e Uruguai, ou pela Organização dos Estados Americanos (OEA), no caso da crise Colômbia-Equador-Venezuela.

A “guerra das papeleiras” foi um contencioso surgido entre Uruguai e Argentina, motivado pela autorização do Uruguai à construção de duas fábricas, uma finlandesa e outra espanhola, em Fray Bentos, localidade próxima à província argentina de Entre Ríos.

A Argentina alegou que a implantação desses empreendimentos provocaria prejuízos ambientais e turísticos.

fonte: Agência Senado