Zambiasi busca recursos para Aeródromo da cidade gaúcha de Montenegro

PTB Notícias 7/03/2010, 9:31


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) recebeu em sue gabinete, nesta semana, a visita do prefeito do município de Montenegro, Percival de Oliveira, que acompanhado do presidente e do vice-presidente do Aeroclub Montenegro, Carlos Eduardo Müller e Marco Aurélio Dietrich solicitou apoio na captação de verba do orçamento federal destinada ao Aeródromo do município.

O valor da obra fica na ordem de R$ 1 milhão de reais, para instalação de uma sala de embarque, drenagem e reforma da pista de pouso e decolagem, muito utilizada pelos empresários locais e da região.

A direção do Aeroclube informou que pretende ampliar a pista de decolagem, aumentando os 900 metros já existentes para 1.

300 metros, asfaltando toda a extensão da via.

Para isso, serão necessários mais R$ 1 milhão.

O Aeródromo de Montenegro conta com uma escola de pilotagem, o que poderia incentivar o turismo na região.

“São melhorias necessárias, pois envolve questões de segurança para pilotos e passageiros, além de gerar desenvolvimento”, disse Zambiasi.

O senador Zambiasi afirmou que devido, a proximidade do aeródromo à capital gaúcha esta ação impactará como alternativa para funcionar como aeroporto reserva.

“O Aeródromo operado pela prefeitura de Montenegro está localizado a 50km de Porto Alegre é um ponto estratégico para atender demanda que certamente aumentará na Copa do Mundo de 2010.

“, destacou Zambiasi.

Durante a reunião, o senador gaúcho falou, por telefone, com o diretor da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), coronel Ivan Gonçalves.

Ele orientou que o município defina a proposta como alta prioridade e encaminhe ao departamento aeroviário do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para ser incluída no Plano Aeroviário Estadual e posteriormente, receber os recursos do Orçamento da União, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos PROFAA.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, “o Plano Aeroviário Estadual contém as diretrizes e metas fundamentais que orientam o desenvolvimento a ser alcançado até cada horizonte de planejamento estabelecido, bem como os recursos essenciais para o pleno desenvolvimento da infraestrutura aeronáutica.

Tudo isso, de forma compatível com a demanda prevista”.

Destacando a importância deste projeto, Zambiasi disse que continuará trabalhando na articulação para garantir a melhorias no Aeródromo de Montenegro.

“Ações como esta vão garantir o desenvolvimento não só para o município, mas também para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

fonte: Assessoria de Imprensa do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)