Zambiasi debate salário mínimo com Rigotto

PTB Notícias 24/05/2006, 18:20


O senador Sérgio Zambiasi participou nesta semana de um almoço com o governador Germano Rigotto e membros da Comissão Mista Especial que estuda sugestões sobre a política de reajustes para o salário mínimo.

Também participaram do encontro os senadores Pedro Simon, Cristóvam Buarque, Valdir Raupp e Paulo Paim, e os deputados federais Jackson Barreto e Walter Barelli.

Ao falar sobre o salário mínimo regional praticado no Rio Grande do Sul, Rigotto disse que a atualização considera o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação e o aumento real.

O governador observou também que as quatro faixas do mínimo regional ficam acima do nacional.

O último reajuste, que está para ser votado pela Assembléia Legislativa, baseia-se no índice de 5,05% alcançado pelo INPC em 2005 e acrescenta ganho real de 1,63%.

Com isso, os valores deverão ficar entre R$ 400,00 e R$ 435,39.

O piso é aplicado a todas as categorias que não negociam dissídio coletivo com seus empregadores.

Para Rigotto, a vinda dos representantes da Comissão Mista Especial significa prestígio ao Rio Grande do Sul, por ser um dos poucos estados visitados pelo grupo que discute a política de aumento para o mínimo nacional.

A conversa durante o almoço, do qual participou também o chefe da Casa Civil, Paulo Michelucci, incluiu ainda o quadro político nacional.

Agência de Notícias Palácio Piratini