Zambiasi destaca audiência sobre atuação de profissionais da beleza

PTB Notícias 22/05/2009, 7:45


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) destacou nesta quinta-feira (21/5) a realização de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para debater o projeto que regulamenta o exercício profissional das atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador (PLC 112/07 ou PL 6846/02, na Câmara).

Para o senador, a audiência, que aconteceu na última terça-feira (19/5), “foi importantíssima” para esclarecer fatos ligados a essas atividades, permitindo que os legisladores busquem harmonia entre os interesses da saúde pública e dos profissionais da área de estética.

Zambiasi salientou que é preciso garantir condições mínimas de higiene nesses serviços, já que há vários riscos, tanto para os clientes quanto para os profissionais.

– Todo cuidado é pouco quando se lida com o público, em especial quando o serviço prestado pode prejudicar a saúde do cliente e do profissional, através da transmissão de doenças como hepatites B e C, AIDS, infecções, reações alérgicas e outras – alertou o senador.

Zambiasi lembrou que durante a audiência pública foi distribuída cartilha preparada pela Prefeitura de São Paulo, intitulada Beleza com segurança – guia técnico para profissionais, que reúne orientações técnicas para quem atua no setor.

A publicação apresenta de forma didática e prática as normas de vigilância sanitária e de boas práticas no que se refere a instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilização de materiais.

fonte: Agência Senado