Zambiasi e Tuma discutem projeto que torna Música disciplina obrigatória

PTB Notícias 4/12/2007, 14:47


Durante café da manhã nesta terça-feira (4/12), os senadores petebistas Sérgio Zambiasi e Romeu Tuma, além da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), conversaram com mais de 20 representantes da área musical sobre o projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica.

A proposta é da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e tramita em conjunto com projeto de autoria dos senadores Sérgio Zambiasi, Romeu Tuma e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O senador Sérgio Zambiasi ressaltou que a matéria deve ser negociada com o Ministério da Educação para que não corra o risco de ser aprovada pelo Congresso Nacional e ser vetada pelo Executivo.

O senador petebista garantiu que os termos da proposta que foi incluída na pauta de votações desta terça-feira na CE têm o apoio do MEC.

Para Marisa Serrano, relatora da proposta na Comissão de Educação, a música, como componente curricular, poderá contribuir para tornar a escola mais atrativa aos jovens, bem como favorecer para a redução da violência e do envolvimento do estudante com drogas.

A presidente da International Society for Music Education (Isme) e professora de Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Hentschke, afirmou que pesquisas na área de Neurociências já demonstram a importância da Música no processo cognitivo e de socialização, bem como para o desenvolvimento emocional e do sentido estético do ser humano.

– Sem música, a educação será tecnicista e não formaremos o homem integral, disse a professora.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Senado)