Zambiasi faz balanço de sua atuação à frente da Comissão do Mercosul

PTB Notícias 17/08/2007, 8:15


Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (16/8), o senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, fez um balanço de suas atividades à frente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, que foi extinta esse mês para dar lugar à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, cujo presidente, eleito recentemente, é o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

Juntamente com Mesquita Júnior, lembrou Zambiasi, foram eleitos os deputados George Hilton (PP-MG) e Claudio Diaz (PSDB-RS), respectivamente 1º e 2º vice-presidentes da representação.

Zambiasi lembrou que nos últimos dois anos ajudou o bloco na criação de “um dos mais importantes instrumentos para a integração sul-americana”, o Parlamento do Mercosul.

– Avançamos na compreensão da importância da integração dos povos sul-americanos – disse Zambiasi.

O senador petebista também destacou as criações do Regimento Interno do Parlamento do Mercosul e do Fundo Estrutural do Mercosul.

Esse fundo, ressaltou o senador, irá viabilizar um programa especial de combate à febre aftosa nas fronteiras do Brasil com Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Zambiasi agradeceu a todos os colegas parlamentares pelo apoio durante sua gestão na Comissão do Mercosul e destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara e do Senado no fortalecimento do bloco.

– O Mercosul, além de bloco econômico fundamental para a inserção soberana na economia global, é decisivo para integrar os povos em todos os aspectos da vida, sejam políticos, sociais ou culturais.

Assim como ocorre na Europa, onde seus habitantes, independente dos países de origem, consideram-se “cidadãos europeus”, temos de perseguir e atingir este objetivo de nos tratarmos e sermos todos, aqui neste continente, considerados cidadãos sul-americanos, ou mercosulinos – concluiu o senador do PTB gaúcho.

fonte: Agência Senado