Zambiasi inaugura projeto da praça digital na Santa Casa de Porto Alegre

PTB Notícias 23/12/2008, 16:00

“Poderíamos disponibilizar para as pessoas acesso gratuito a Internet nesta acolhedora praça?” A pergunta feita pelo senador petebista Sérgio Zambiasi ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Sperb Sanseverino, surgiu durante uma das muitas visitas do parlamentar à Instituição e deu origem ao projeto Praça Digital.

Pouco antes das 11 horas da manhã desta segunda-feira (22/12), uma pequena multidão concentrou-se à sombra do arvoredo da Praça Central da Santa Casa para assistir ao lançamento oficial do projeto, cuja abertura deu-se através de videoconferência protagonizada por uma jovem paciente que, da sua unidade de internação, pode ver e conversar com Sanseverino e Zambiasi.

O lançamento do Praça Digital, sistema wireless implantado em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa – contou com a presença de autoridades, representantes do corpo médico, funcionários, parentes dos pacientes internados e curiosos, que acompanharam explicações técnicas, histórico e considerações sobre o projeto.

O presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, afirmou que “cada dia mais, estamos disponibilizando para mais pessoas esta ferramenta e foi o senador Sérgio Zambiasi quem percebeu que este ambiente poderia receber o sistema sem fio”, lembrou.

Em depoimento emocionado, o provedor da Santa Casa, José Sperb Sanseverino, falou sobre a luta diária e constante à frente da Instituição, ressaltando a parceria com o órgão público e o apoio do Senador.

“Na década de setenta fui presidente da Procempa, quando então a prefeitura de Porto Alegre era nossa única cliente.

Hoje é uma empresa de vanguarda em TI e o atual presidente deu contribuição fundamental neste sentido”, disse para concluir que “todavia, este projeto não teria se realizado se não fosse a sensibilidade humana e a visão de oportunidade de um homem público com o qual contamos desde sempre, o senador Sérgio Zambiasi, idealizador e apoiador da iniciativa”.

O reconhecimento das autoridades e os aplausos das pessoas que acompanharam a solenidade sensibilizaram Zambiasi.

Em sua manifestação, transitou pelos encantos da praça, dos movimentos do tempo e do destino.

“Neste espaço, a partir de agora, paredes que remontam os dois últimos séculos estão acolhendo também o futuro.

Estamos dentro do futuro, usufruindo dele.

Aqui, como nas praças gregas, as pessoas se reunirão em nome do conhecimento”, disse Zambiasi.

Em agradecimento à placa de honra ao mérito, recebida das mãos do provedor da Santa Casa, o senador lembrou que “a semente que Sanseverino lançou tinha no DNA os maiores benefícios e melhorias para quem hoje vive o cotidiano desta Instituição.

A Santa Casa é de todos os brasileiros.

É nossa obrigação apoiá-la e fazer o nosso melhor por ela”, disse Zambiasi em alusão à emenda de bancada de R$ 27 milhões para ampliação e reforma do Hospital Santa Clara, aprovada na Comissão de Orçamento para 2009.

O evento contou também com a presença do Diretor Geral e Administrativo, Carlos Alberto Fuhrmeister, Diretor Médico, Jorge Lima Hetzel e Diretor de Relações Institucionais, Júlio Dorneles de Mattos.

Wireless A rede wireless utiliza conexão em alta velocidade para transmissão de dados, voz e imagem sem o emprego de fios ou cabos.

Com ele o usuário pode acessar a Web por meio de um computador portátil, com dispositivo compatível com a tecnologia.

fonte: Assessoria do Senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)