Zambiasi inclui mais obras para o Rio Grande no projeto da LDO

PTB Notícias 13/07/2007, 13:37


O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, conseguiu incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União, aprovada nesta semana pelo Congresso Nacional, cinco emendas que garantem a inclusão de importantes obras no Rio Grande do Sul na lei orçamentária do Governo Federal para o próximo ano.

Representante da bancada gaúcha na Comissão de Orçamento, Zambiasi conseguiu recuperar emendas individuais de outros parlamentares, rejeitadas na Comissão Mista de Orçamento, na votação final da lei.

As propostas aprovadas prevêem o aprofundamento e ampliação do canal de acesso ao Porto de Rio Grande, a reformulação da linha do Trensurb que corta o centro de Canoas, a BR 470, ligação asfáltica do trecho Barracão – Lagoa Vermelha, permitindo a conclusão da obra, e um novo entroncamento da BR 116 com a RS 118 na Região Metropolitana, além de implantação de projetos de desenvolvimento da agricultura irrigada.

O deputado Mendes Ribeiro Filho, coordenador da bancada gaúcha, solicitou ao senador para cuidar especialmente dos interesses do Estado.

As emendas são de caráter indicativo, não constando o valor das obras a serem realizadas, já que isso deverá ser incluído na lei orçamentária, feita a partir da LDO.

A estimativa para cada projeto é de um valor mínimo de R$ 10,5 milhões.

A recuperação dessas emendas, segundo o senador, foi fruto de longa negociação junto a relator da LDO, deputado João Leão.

A ação permitiu, ainda, que o Rio Grande do Sul dobrasse o número de obras federais, já que, em conjunto, a bancada aprovará até então cinco emendas.

Mesmo que tivesse emendas de sua autoria, Zambiasi privilegiou as emendas que tivessem maior significado para o Estado.

As emendas De autoria do deputado Eliseu Padilha (PMDB), a emenda que trata da Ampliação dos Molhes e Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso no Porto do Rio Grande.

Também a emenda que prevê a construção de Trechos Rodoviários na BR-470.

Do deputado Luiz Carlos Busato (PTB), foi aproveitada a emenda que inclui a descentralização dos Sistemas de Transporte Ferroviário Urbano de Passageiros (Trensurb) no centro da cidade de Canoas.

Do deputado Marco Maia (PT), a emenda que trata de construção de Trecho Rodoviário – Entroncamento BR-116/RS-118.

Do deputado Mendes Ribeiro Filho, emenda para o desenvolvimento de projetos de irrigação.

fonte: site do PTB – RS