Zambiasi intermedia solução para adesão da Venezuela ao Mercosul

PTB Notícias 7/07/2007, 16:05


Uma delegação de parlamentares da Venezuela virá ao Brasil nos próximos dias para debater a adesão do país ao Mercosul, segundo informou o Embaixador da Venezuela, Julio Garcia Montoya, em reunião realizada na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira.

Para o senador Zambiasi, presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, a vinda da missão venezuelana é fundamental para esclarecer a posição da Venezuela quanto ao seu ingresso no Mercosul e também para distensionar as relações atritadas após as recentes declarações do presidente Hugo Chavez.

O embaixador esteve na Câmara Federal à convite do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Vieira da Cunha (PDT-RS), onde tramita o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, que deverá ser apreciado e votado pelo parlamento brasileiro.

Além do deputado Vieira da Cunha e do senador Zambiasi, participaram da reunião os deputados Dr.

Rosinha (PT-PR), vice-presidente do Parlamento do Mercosul, e Marcondes Gadelha (PSB-PB), vice-presidente da CREDN.

O presidente da comissão, Vieira da Cunha, anunciou que designará o deputado Dr.

Rosinha para relatar a mensagem.

Na reunião, em resposta ao questionamento do senador Zambiasi, o embaixador explicou que a recente manifestação do presidente venezuelano, Hugo Chávez, não teve a intenção de ser um ultimato ao Congresso brasileiro, mas sim de demonstrar a vontade de seu país de integrar o Mercosul no menor espaço de tempo possível.

Ao final da reunião, o senador Zambiasi reafirmou a confiança de que o processo de integração regional é irreversível por tratar-se da união entre Nações, acima de conflitos conjunturais, que deve ser superados com bom senso em nome dos objetivos estratégicos dos povos da América do Sul.

fonte: site do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)