Zambiasi participa da divulgação dos projetos da Rede Parceria Social

PTB Notícias 31/03/2009, 11:35

.

O senador Sérgio Zambiasi participou nesta segunda-feira (30/3) da divulgação dos novos 233 projetos sociais que integram a 2ª edição da Rede Parceria Social, num investimento total de R$ 8,5 milhões em 2009.

Implantada no Estado em 2007, a Rede Parceria Social teve sua origem na Lei da Solidariedade, de autoria do senador Zambiasi.

Cerca de 17 empresas privadas do Rio Grande do Sul estão envolvidas nas ações que tratam da expansão, profissionalização e sustentabilidade do terceiro setor gaúcho.

O Secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler avalia que, mesmo com a crise mundial, o empenho do empresariado gaúcho permitiu um crescimento de 18% no número de projetos, frente aos 197 aprovados em 2008.

Schüler destacou que o inédito programa para fomento de Organizações da Sociedade Civil, com a cooperação entre o governo do Estado, o terceiro setor e a iniciativa privada, foi possível graças à atuação do senador Zambiasi, então presidente da Assembléia Legislativa, quando da aprovação da Lei da Solidariedade, em 2002.

O secretário antecipou ainda que durante os nove meses, o trabalho das instituições selecionadas será monitorado, avaliado e receberá, além de apoio financeiro, suporte técnico do Sebrae/RS e capacitação em gestão por meio de um programa de 64 horas ministrado pela ONG Parceiros Voluntários.

Lei Federal da Solidariedade Zambiasi destacou que o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a executar esta legislação, alertando para a necessidade da implantação nacional da medida, tendo em vista projeto de lei, de sua autoria, tramitando no Senado Federal.

Com parecer favorável do senador Romeu Tuma Comissão de Assuntos Econômicos, a lei permitirá a captação de R$ 1 bilhão, com apenas 0,5% da arrecadação do Imposto de Renda das empresas dispostas a aderir aos projetos sociais.

“A exemplo das leis de incentivo ao Esporte e à Cultura, podemos conquistar junto ao empresariado o mesmo benefício para a àrea social de nosso país”, concluiu o senador.

fonte: site do PTB – RS