Zambiasi participa no Uruguai de encontro do Parlamento do Mercosul

PTB Notícias 25/06/2007, 8:25


O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, está participando nesta segunda-feira, 25, da terceira reunião plenária do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai.

Na abertura do encontro, O deputado uruguaio Roberto Conde assumiu a presidência pro tempore do Parlamento do Mercosul, em substituição ao senador paraguaio Alfonso González Núñez.

O mandato do presidente do parlamento regional dura seis meses e abrange o mesmo período da presidência rotativa do bloco, que passa para o Uruguai.

Na condição de presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, o senador Zambiasi lidera a bancada de 189 parlamentares brasileiros, entre senadores e deputados.

Na reunião desta segunda-feira, também será debatida a proposta de Regimento Interno na nova instituição, formatada por uma equipe de parlamentares e técnicos dos quatro países.

Para o senador Sérgio Zambiasi, é fundamental equacionar as questões estruturais para que o Parlamento do Mercosul cumpra plenamente suas funções políticas.

Nesse sentido, Zambiasi leva à reunião propostas concretas, oriundas de demandas sociais e que esperam contar com o apoio do Parlamento do Mercosul.

Entre as propostas estão o debate sobre as relações comerciais na região, a Hidrovia do Mercosul e a situação dos brasileiros que vivem em região de fronteira.

O Parlamento do Mercosul foi constituído em 14 de dezembro de 2006, em sessão extraordinária realizada no Congresso Nacional brasileiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No dia 7 de maio deste ano, em Montevidéu, os 81 deputados e senadores indicados pelos cinco países que compõem o bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – tomaram posse.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do senador Sérgio Zambiasi)