Zambiasi preocupado com conflito de competência entre órgãos da aviação

PTB Notícias 6/08/2007, 9:23


O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, manifestou, em audiência pública na CPI do Apagão Aéreo, sua preocupação quanto à possibilidade de haver conflito de competência entre a Aeronáutica, a Infraero e a Anac.

O brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho afirmou que não há conflito com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), pois este se ocupa apenas da investigação de acidentes, enquanto o trabalho de prevenção de acidentes fica com os outros órgãos.

O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro-do-ar José Pereira Filho, observou que existem dificuldades de coordenação, mas que vêm melhorando com o tempo e que a cooperação entre os órgãos da aviação civil tem aumentado a cada dia.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, assegurou que tem procurado resolver os problemas conversando e trabalhando junto com os demais órgãos.

– Talvez o aspecto político possibilite essa percepção [de conflito de competências] – disse, lembrando que a Anac recebeu cinco organismos e 1.

750 funcionários, sendo que 1.

220 são oficiais da ativa e os demais são civis e da reserva.

Zuanazzi acrescentou que a Anac realizou concurso e começará a dar posse aos 586 aprovados a partir da próxima semana.

Também já requisitou funcionários na Aeronáutica.

fonte: site do Senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)