Zambiasi prestigia estudante vencedora do concurso de redação do Senado

PTB Notícias 20/11/2009, 11:00


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) prestigiou a estudante gaúcha de 18 anos, Simone Maria Gatto, do município de Casca-RS, primeira colocada do II Concurso de Redação do Senado Federal.

A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (19/11), no Salão Negro do Congresso Nacional, abriu a solenidade de comemoração ao Dia da Bandeira.

No concurso, que teve como tema “Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil”, Simone Maria Gatto, escreveu sua redação fazendo uma analogia do regime democrático e uma disputa esportiva e intitulando-a de, “o jogo da democracia”.

Segundo ela, cada ser humano que habita o país é membro de um time.

“Acredito que ainda há muito desenvolvimento por vir no país e que cada um precisa fazer a sua parte”, afimou.

Simone Gatto, que está concluindo o 3° ano do ensino médio este ano, na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.

Wilson Luiz Maccarini, disse que apesar de gostar de escrever e ler notícias pretende se dedicar à saúde das pessoas fazendo vestibular para Medicina.

Para o senador Zambiasi é um orgulho saber que, a juventude, representada pela jovem Simone, tem dentro de si uma profunda esperança e expectativa de que o Brasil supere as suas crises com a garra que é peculiar ao nosso povo.

O senador gaúcho parabenizou a iniciativa do Senado Federal que promove concursos como estes contribuindo para o processo de formação dos futuros formadores de opinião e eleitores.

“Esta Casa estimula a refletir sobre a importância do Estado democrático de direito e da participação política para o exercício pleno da cidadania; e oferecendo ainda a visão do papel institucional do Senado Federal e demais órgãos integrantes do Poder Legislativo Brasileiro”, disse.

O evento foi prestigiado pelos 27 finalistas (um representante de cada estado, mais o Distrito Federal) As vencedoras do concurso em 1°, 2° e 3° lugar foram premiadas com notebooks, enquanto suas escolas receberão computadores, livros, CDs e um kit com publicações editadas pelo Senado e pelo Ministério da Educação.

No Plenário do Senado, Zambiasi saudou, mais uma vez, Simone Maria Gatto nesta quinta-feira (19) e sugeriu a realização do concurso pelas escolas de todos os municípios brasileiros, como forma de contribuir para a formação de futuros cidadãos, estimulando-os a refletir sobre o estado democrático de direito e sobre a importância da participação política para o aprimoramento cultural da população.

Agência Trabalhista de Notícias com informações do Site Oficial do Senador Sérgio Zambiasi