Zambiasi propõe a realização obrigatória de testes vocacionais no ensino

PTB Notícias 13/01/2009, 12:58


Para orientar os adolescentes na escolha da profissão, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) apresentou projeto de lei que exige a aplicação de testes vocacionais em todos os estudantes do ensino médio, em data a ser escolhida pela instituição de ensino e de acordo com sua proposta pedagógica.

A proposição está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, aguardando parecer da relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

O projeto (PLS 187/08) insere parágrafo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assegurando a gratuidade do teste aos estudantes matriculados em escolas públicas.

Na justificação da proposta, Zambiasi lembra que os estudantes do ensino médio encontram-se em uma idade de incertezas e descobertas, e que muitos ainda não trabalham, enquanto outros têm empregos sem qualificação, geralmente no mercado informal.

Segundo o senador, essa pouca maturidade acaba levando os jovens a uma escolha equivocada de seu curso superior.

Ele cita dados constantes do site do Instituto Longhi, do Rio Grande do Sul, sobre educação e mercado de trabalho, mostrando que “a troca de curso até o segundo ano da faculdade pode chegar a 70% dos alunos”.

Zambiasi afirma que a aplicação, em caráter obrigatório, de testes vocacionais nos alunos do ensino médio pode contribuir significativamente para mudar esse quadro.

Para o senador, os estudantes, de posse de dados mais consistentes sobre diversos cursos e carreiras, bem como de informações mais concretas sobre suas próprias aptidões, ficarão capacitados a fazer escolhas mais adequadas.

fonte: Agência Senado