Zambiasi propõe criação do adicional de risco para vigilantes

PTB Notícias 17/02/2009, 14:52


O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pretende instituir adicional por atividade de risco para vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica.

A matéria será examinada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e, caso aprovada, segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para ser votada em decisão terminativa.

Na CE, o relator da matéria é o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Na justificação da proposta, Zambiasi explica que a crescente violência enfrentada pelos vigilantes universitários, no exercício da atividade, é preocupante.

O senador lembra que, apesar de serem encarregados de manter a segurança nos campi universitários, os vigilantes não podem efetuar detenção de infratores nem portar armas de fogo.

“Todavia, para os criminosos não há fronteiras.

O ambiente universitário tem sido, cada vez mais, palco de atividades ilícitas”, lamenta Zambiasi.

O senador sugere que o poder público atue também em outras frentes para combater o problema da violência nas universidades, melhorando a segurança pública, treinando adequadamente os profissionais envolvidos com a segurança dos campi universitários e incrementando as condições de trabalho dos vigilantes universitários.

“Não se pode mais fechar os olhos para o fato de que os vigilantes de nossas universidades correm diuturnamente risco à sua integridade física, inclusive podendo pagar com a própria vida na luta por garantir a tranquilidade da comunidade universitária”, alerta o senador.

Fonte: Agência Senado