Zambiasi: Universidade Federal da Missões avança no Senado

PTB Notícias 19/09/2007, 8:06


“Com a união da representação gaúcha no Senado, demos mais um grande passo para criação de uma instituição federal de Ensino Superior na Região das Missões.

” Assim o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) reagiu à aprovação, na Comissão de Educação do Senado, do projeto que cria a Universidade Federal das Missões.

“Essa é uma proposta fundamental para o desenvolvimento socioeconômico daquela região do Rio Grande do Sul.

” O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado por unanimidade.

A proposta foi relatada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que deu parecer favorável.

Coube a Zambiasi, na condição de relator ad hoc, apresentar o projeto à Comissão de Educação.

Agora, a proposta segue para o plenário, onde aguardará recurso por cinco sessões, e depois será encaminhada à apreciação da Câmara dos Deputados.

“Sinto-me honrado em ser designado para apresentar o relatório sobre esse importante projeto do senador Paim”, disse Zambiasi, no plenário da Comissão de Educação.

Foi nas Missões, lembrou o parlamentar petebista, que o índio guarani Sepé Tiaraju liderou, entre 1753 e 1756, à resistência à dominação portuguesa e espanhola, durante a chamada Guerra Guaranítica.

Herói do povo gaúcho, Sepé se imortalizou ao erguer sua voz contra portugueses e espanhóis.

Os dois países provocaram a ira dos índios guarinis ao trocar, por intermédio do Tratado de Madri, a Colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

“Esta terra tem dono!”, exclamou Sepé, deflagrando a resistência indígena, que resultou na sua morte, em 1756, na chamada chacina do Caiboaté, perto de onde se localiza hoje o município de Bagé.

“Pelo que representa para a cultura e para a economia do Rio Grande do Sul, as Missões devem ter uma universidade federal”, reforça Zambiasi.

“A criação dessa instituição federal de Ensino Superior vai beneficiar milhares de jovens e impulsionar o desenvolvimento dos municípios da região.

“fonte: site do Senador Sérgio Zambiasi (PTB – RS)