Zeca Cavalcanti apoia ampliação da cobertura de vacinação contra febre amarela

Agência Trabalhista de Notícias 27/03/2018, 9:08


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) manifestou apoio à decisão do Ministério da Saúde de ampliar, para todo o território nacional, a área de recomendação para vacinação contra febre amarela. A meta, agora, é vacinar 77,5 milhões de pessoas até abril de 2018.

O parlamentar destacou que investir em ações de prevenção sempre é mais eficaz. “Além disso, fica mais barato fazer saúde preventiva. Se a gente esperar que as patologias aconteçam, haverá um custo muito maior para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a população que vai ser acometida por essa patologia”, avaliou.

Zeca disse estar preocupado com o aumento dos casos da doença em todo o país. Entre os dias 1º de julho de 2017 e 20 de março deste ano, foram confirmados 1.098 casos de febre amarela no Brasil, sendo que 340 resultaram em morte.

“Estamos vendo que o perigo está se alastrando pelo país. Agora é hora de o ministério impedir a disseminação, impedir uma epidemia de febre amarela”, afirmou.

Desde 1º de julho do ano passado, foram notificados ao todo 4.102 casos suspeitos no Brasil. Desses, 1.098 foram confirmados, 2.150 foram descartados e 854 ainda estão sob investigação.

O Estado com o maior número de casos confirmados é Minas Gerais, com 453 ocorrências e 152 mortes. Em seguida, vem São Paulo, com 451 casos confirmados e 129 óbitos, e o Rio de Janeiro, com 188 casos e 68 mortes.

“Já imaginou uma epidemia, nos grandes centros, de uma doença que a gente pode com certeza, através da vacina, debelar totalmente? Podemos ter uma vida tranquila, sem mais esse problema para vida da saúde pública do Brasil”, frisou Zeca Cavalcanti.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados